Perspectivas metodológicas e os bordados na pesquisa qualitativa em educação

Juliana Cândido Matias, Márcia Jovani de Oliveira Nunes, Andressa Lima da Silva, Josemir Almeida Barros

Resumo


Esta pesquisa objetivou analisar perspectivas metodológicas no que tange à pesquisa qualitativa, seu movimento histórico diante das políticas econômicas e sociais, assim como sua importância para a conjuntura da investigação dos processos escolares, enfatizado aqui por meio do programa de formação docente: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Utilizou-se para a análise, dados estatísticos apresentados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018), bem como aportes teóricos como Bogdan e Biklen (1984), Freitas e Kramer (2007), Luna (2011), Ludke e André (2017) e Zanetti (2017). Foi possível considerar a relevância da pesquisa qualitativa em educação para a compreensão de seu processo político, social e dos interesses econômicos que abarcam esta conjuntura historicamente construída, que modificam os objetos de estudo, seus espaços e sujeitos, o que requer do pesquisador ligações com áreas outras, que não apenas a que se propõe a investigar, para que se possa compreender o tema e levar a uma resposta/alternativa para os problemas e demandas sociais, que são a gênese da pesquisa qualitativa.


Palavras-chave


Pesquisa. Educação. Aspectos Metodológicos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3721



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.