De volta para as ações educativas em Ariquemes/RO: formação continuada do PNEM na Amazônia Ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3706

Palavras-chave:

Política Pública. PPP. Prática Pedagógica

Resumo

Este trabalho mira-se em uma aproximação do debate acadêmico e traz  problematizações sobre o projeto intitulado PNEM, Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, um programa de formação continuada do governo federal oferecido para os educadores. É resultado de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida com docentes e discentes do Ensino Médio, assim como a equipe gestora de uma instituição escolar estadual na cidade de Ariquemes/RO, localizada no espaço da Amazônia Ocidental. A discussão acadêmica trouxe à tona as questões sobre as políticas educacionais formativas através das ações desenvolvidas pelos sujeitos, procurando compreender os reflexos pós-formação nas práticas docentes. Apoiamo-nos em estudiosos como Jesus (2014), Gadotti (1994), Freitas (2015), Souza e Gouveia (2010) que nos ajudam a refletir sobre as muitas lacunas quando a temática é a formação docente, questões estas que perpassam desde a elaboração do Projeto Político Pedagógico às ações educativas nas instituições de ensino. Mas quais foram os resultados encontrados nessa pesquisa? Quais as experiências educativas exitosas? Com os canais de percepção livres para perceber matizes, nuances, cores, sons, fragrâncias, é possível que as equipes escolares possam (re)alimentar novas esperanças e novos paradigmas nas instituições de ensino que trabalham com os sujeitos da Educação Básica.  

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Biografia do Autor

Mirian de Oliveira Bertotti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Porto Velho

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Rondônia (2007).

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Ariquemes.

Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia-PPGEE/MEPE.

Membro do grupo de pesquisa Sociedade, Educação, Ciência e Tecnologia na Amazônia Ocidental.

Robson Fonseca Simões, Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Núcleo de Ciência da Educação, Porto Velho

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação-PROPED/UERJ.

Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus Porto Velho.

Atua na Graduação, nas Licenciaturas, na modalidade a distância e na Pós-graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE/UNIR).

Coordenador adjunto do Curso de Extensão universitária (2017/2019) intitulado Educação Financeira para Jovens e Adultos: ações formativas e investigativas na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem.

Doutor em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Graduado em Letras (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

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Publicado

13/09/2019

Como Citar

BERTOTTI, M. de O.; SIMÕES, R. F. De volta para as ações educativas em Ariquemes/RO: formação continuada do PNEM na Amazônia Ocidental. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 15, p. 42–58, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3706. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3706. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos