Estudo dos alimentos na educação de jovens e adultos e o ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3704

Palavras-chave:

Ensino de química. Educação de adultos. Estratégias de ensino.

Resumo

O presente texto relata uma intervenção pedagógica cujo objetivo foi avaliar se a abordagem contextualizada sobre alimentos associada ao desenvolvimento de estratégias inovadoras favorece o aprendizado de Química na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu uma turma de 1º Ano do Ensino Médio, constituída por 21 mulheres, do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro”, de Barra do Bugres – MT. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada buscou adequar as estratégias de ensino às reações dos participantes seguindo a sequência didática: motivação inicial, problematização, situação problema, conteúdos âncora, trabalhos de pesquisa em grupo e avaliação. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram as entrevistas e um questionário com todas as participantes, além das observações registradas em um diário. Para analisar os resultados utilizou-se a metodologia da Análise de Conteúdo. Das falas das participantes emergiram três categorias: favoreceu o aprendizado, a temática facilitou o entendimento e abordou aspectos interessantes. O uso de materiais concretos contribuiu para a compreensão dos conceitos da Química que muitas vezes são abstratos.  Proporcionar um ambiente estimulante e envolvente é fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, pois cria condições para que as estudantes se relacionem com o objeto de estudo e construam conhecimentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Doutorado e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS). Pós-doutorado em andamento (Universidade de Aveiro). Professora do Centro Universitário UNIVATES e orientadora nos PPGEnsino e Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES.

Cecília Guerra, Universidade de Aveiro

Bolsista de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro (Portugal).

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Ensino de Química (Universidade de Aveiro). Doutorado em Biomassa e Mestrado em Química (UFRGS). Graduação em Química (UFRGS).Professor do PPGEnsino da UNIVATES e do PPGQVS da UFRGS.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C., ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade:

pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

COLL, C. MARTINI, E.; MAURI, T. O Construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.

DEMO, P. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.

FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.

FONSECA, T. M. M. Ensinar e aprender: pensando a prática pedagógica. Ponta Grossa: SEED/PR, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1782-6.pdf. Acesso em: 24 de abril 2016.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.

GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

LEÃO, M. F. Ensinar química por meio de alimentos: possibilidades de promover Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação em Ensino. Centro Universitário UNIVATES. Lajeado, 2014.

LOPES, C. V. M.; KRÜGER, V.; DEL PINO, J. C.; SOUZA, D. O. G. Concepções de professores de Química sobre a natureza do conhecimento científico. Acta Scientiae, v. 9, p. 3-16, 2007.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.

MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Edição do autor, 2006. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Livro_Mapas_conceituais_e_Diagramas_V_COMPLETO Acesso em: 15 maio 2020.

MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

PHILIPPI, S. T.; CRUZ, A. T. R.; LATTERZA, A. R.; RIBEIRO, L. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista de Nutrição, Campinas. São Paulo, v. 12, p. 65-80, 1999.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PINHEIRO, B. M.; GONÇALVES, M. H. O processo ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora SENAC Nacional, 2001.

SANTOS, J. C. F. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

27/05/2020

Como Citar

LEÃO, M. F.; OLIVEIRA, E. C.; GUERRA, C.; DEL PINO, J. C. Estudo dos alimentos na educação de jovens e adultos e o ensino de química. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 350–368, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.3704. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3704. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos