Possibilidades da leitura literária na infância: o ludismo como metodologia

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) e Faculdade Anglicana de Erechim (FAE).
  • Alexandre Leidens Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco.

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3542

Palavras-chave:

Literatura infantil. Metodologia Lúdica. Práticas de leitura na escola.

Resumo

O ludismo é um efeito buscado por textos literários cujo objetivo é dar motivo a jogos e brincadeiras. Contudo, o caráter lúdico da literatura infantil pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de práticas leitoras junto às crianças. Desde a publicação de Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis, de Vera Beatriz Sass (2007), o ludismo passou também a ser considerado uma metodologia para a formação de leitores literários. O presente artigo objetiva apresentar, discutir e exemplificar as metodologias de ludismo intratextual e extratextual desenvolvidas por Sass na obra citada. Para tanto, apresenta-se um conjunto de referências teóricas e possibilidades de sua concretização, visando a subsidiar as práticas de mediadores de leitura em geral. Este estudo apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica, sinalizando para a fundamental importância da exploração do ludismo como prática e recurso decisivo para os encontros com a leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) e Faculdade Anglicana de Erechim (FAE).

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Mestre em Letras (Estudos Literários) pelo mesmo programa. Docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Erechim e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS.

Alexandre Leidens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco.

Mestrando em Letras, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco. Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Downloads

Publicado

27/12/2018

Como Citar

GRAZIOLI, F. T.; LEIDENS, A. Possibilidades da leitura literária na infância: o ludismo como metodologia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 114–137, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3542. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3542. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos