O pedagogo nos espaços escolar e não escolar: a cidadania no trânsito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3508

Palavras-chave:

Pedagogo. Educação. Cidadania. Trânsito.

Resumo

A profissão do pedagogo tem delineado em sua história um perfil caleidoscópico, dada a pluralidade de papeis atribuídos na contemporaneidade a esse profissional, configurando-se esse ponto numa das problemáticas de sua identidade. As Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia (2006) foi um documento que abriu novos espaços de ação laboral e discussões nesse campo. Nesse artigo, objetivamos argumentar sobre o papel do pedagogo na esfera da Educação para a Cidadania no Trânsito, quer seja no espaço escolar ou não escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica e parte documental. Essa temática se abre como um espaço epistêmico repleto de complexidades e desafios para o que fazer do pedagogo, especialmente por ampliar consideravelmente a trama gnosiológica quanto ao papel que esse profissional desempenha na sociedade. Dos resultados, elucidamos que ensinar a educação para a cidadania no trânsito ainda é um espaço que se encontra como mata virgem epistêmica diante da natureza do trabalho do pedagogo. Revelamos ainda que educar para o trânsito, não é o mesmo que educar para a cidadania, já que o vocábulo cidadania carrega em si questões emblemáticas quanto à educação de cidadãos autônomos, sensíveis, reflexivos e participativos, em prol de uma sociedade humanizada.

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Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, (UERN), Natal

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal), linha de investigação Formação de Professores, Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). Experiência como professora no ensino superior e na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), tendo atuado nas áreas da gestão, planejamento, supervisão e orientação educacional, além de ter exercido práticas e gestão em espaços não escolares (Educação para o Trânsito). Atua hoje como professora efetiva na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE), realizando pesquisas em torno das temáticas: ética e educação, avaliação educacional, didática, relações sociais (na escola, família etc), afetividade e disciplina escolar.

Maribel Machado Oliveira Checcucci, Secretaria de Segurança Pública - Defesa Civil Mobilidade e Trânsito (SESEM), Natal

Pedagoga, Psicopedagoga. Atua na área da educação para a cidadania no trânsito na Secretaria de Segurança Pública Defesa Civil Mobilidade e Trânsito (SESEM).

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Publicado

13/09/2019

Como Citar

MACEDO, S. M. F.; CHECCUCCI, M. M. O. O pedagogo nos espaços escolar e não escolar: a cidadania no trânsito. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 15, p. 59–79, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3508. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3508. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos