O pedagogo nos espaços escolar e não escolar: a cidadania no trânsito
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3508Palavras-chave:
Pedagogo. Educação. Cidadania. Trânsito.Resumo
A profissão do pedagogo tem delineado em sua história um perfil caleidoscópico, dada a pluralidade de papeis atribuídos na contemporaneidade a esse profissional, configurando-se esse ponto numa das problemáticas de sua identidade. As Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia (2006) foi um documento que abriu novos espaços de ação laboral e discussões nesse campo. Nesse artigo, objetivamos argumentar sobre o papel do pedagogo na esfera da Educação para a Cidadania no Trânsito, quer seja no espaço escolar ou não escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica e parte documental. Essa temática se abre como um espaço epistêmico repleto de complexidades e desafios para o que fazer do pedagogo, especialmente por ampliar consideravelmente a trama gnosiológica quanto ao papel que esse profissional desempenha na sociedade. Dos resultados, elucidamos que ensinar a educação para a cidadania no trânsito ainda é um espaço que se encontra como mata virgem epistêmica diante da natureza do trabalho do pedagogo. Revelamos ainda que educar para o trânsito, não é o mesmo que educar para a cidadania, já que o vocábulo cidadania carrega em si questões emblemáticas quanto à educação de cidadãos autônomos, sensíveis, reflexivos e participativos, em prol de uma sociedade humanizada.
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