Concepções e práticas avaliativas de professores nas aulas experimentais

Autores

  • Thiago Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí
  • Wesley Fernandes Vaz Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.3486

Palavras-chave:

Avaliação. Experimentação. Ensino de Ciências.

Resumo

As aulas experimentais apresentam a avaliação como uma integrante do processo de ensino e aprendizagem que inspira cuidados. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é apresentar a análise e a discussão de como se dá o processo de avaliação dos professores dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química, de uma Universidade Pública da região Centro-Oeste, especificadamente nas aulas experimentais. A pesquisa configura-se como qualitativa. Os professores, por meio de entrevistas semiestruturadas, apontaram as dificuldades com turmas numerosas, falta de estrutura e ausência de orientações institucionais quanto a métodos e práticas avaliativas. Insistem em concepções tradicionais de avaliação e não se utilizam de instrumentos factuais de observação e instrumentos mais subjetivos de avaliação. Os que possuem uma prática avaliativa mais aberta, flexiva e discutida se aproximam de uma concepção mais progressista e desejada. No entanto, ao mesmo tempo, percebemos que a maioria dos sujeitos investigados ainda veem teoria e prática como dois eventos distintos, dicotômicos, concepção que deve ser discutida por influenciar na formação dos professores de Ciências.

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Biografia do Autor

Thiago Oliveira Lima, Universidade Federal de Jataí

Atualmente sou Técnico de Laboratório de Física/Área Eletrotécnica, na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, licenciado em Física e Mestre em Educação também por essa universidade.

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí

Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012) (2007) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor adjunto da Universidade Federal de Jataí atuando no curso de Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

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Publicado

18/03/2020

Como Citar

LIMA, T. O.; VAZ, W. F. Concepções e práticas avaliativas de professores nas aulas experimentais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 102–118, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.3486. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3486. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos