Representações sociais de pós-graduandos sobre professores marcantes

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Flavia Eloisa Caimi

Resumo


O propósito central deste estudo consiste em identificar os atributos de professores marcantes na trajetória de formação de pós-graduandos que cursaram a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em dois cursos lato sensu, cuja finalidade era propiciar formação pedagógica para profissionais que pretendiam atuar na educação superior. A abordagem metodológica foi orientada pela pesquisa qualitativa e os dados empíricos coletados em registros escritos produzidos pelos pós-graduandos, analisadas à luz da teoria das representações sociais. Os resultados apontam que os professores marcantes se distinguem positivamente pela atenção e carinho que dispensam aos alunos, pelo modo como contribuem para elevar sua autoestima, pela capacidade de significar os conteúdos escolares, pela articulação da teoria com a prática, dentre outros.

Palavras-chave


Representações sociais. Formação docente. Professor marcante

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DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3482



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