A formação continuada e os mestrados profissionais na área do ensino: a pertinência dos produtos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3467

Palavras-chave:

Docente em formação. Ensino. Produtos educacionais.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a pertinência dos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais na área da Educação e do Ensino e sua implicação na formação continuada de professores. Assume-se como pressuposto a compreensão da formação continuada como possibilidade de construção de novos saberes e fazeres, a partir do coletivo escolar, e seu frutífero entrelaçamento com a oferta dos Mestrados Profissionais na Área da Educação e Ensino. Discute-se sobre a capacidade destes, de abarcarem as necessidades de formação dos professores das regiões em que se inserem, proporcionando espaços/tempos de profundas reflexões. O esforço metodológico ampara-se na análise conceitual de categorias acerca da formação continuada, das características dos mestrados profissionais na área do ensino e da pertinência de seus produtos. Por fim, as reflexões oriundas das categorias analisadas apresentam os produtos educacionais como potencializadores de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas.

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Biografia do Autor

Angelita Hentges, If Sul Riograndense - Campus Pelotas Visconde da Graça

Doutora e mestre em EducaçãoProfessora do PPGCITED/IFSul/CaVG. Pesquisadora do GPCIE.

Maria Laura Brenner de Moraes, Instituto Federal Sul Riograndense - Campus Pelotas - Visconde da Graça

Doutora e mestre em Educação Professora do PPGCITED/IFSul/CaVG.

Eliana Ratto de Castro Batalha, Instituto Federal Sul Riograndense, Pelotas, Brasil.

Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação. Instituto Federal Sul Riograndense, Pelotas, Brasil.

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Publicado

10/05/2019

Como Citar

HENTGES, A.; MORAES, M. L. B. de; BATALHA, E. R. de C. A formação continuada e os mestrados profissionais na área do ensino: a pertinência dos produtos educacionais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 23–36, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3467. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3467. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos