A formação continuada e os mestrados profissionais na área do ensino: a pertinência dos produtos educacionais

Angelita Hentges, Maria Laura Brenner de Moraes, Eliana Ratto de Castro Batalha

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre a pertinência dos produtos educacionais elaborados nos mestrados profissionais na área da Educação e do Ensino e sua implicação na formação continuada de professores. Assume-se como pressuposto a compreensão da formação continuada como possibilidade de construção de novos saberes e fazeres, a partir do coletivo escolar, e seu frutífero entrelaçamento com a oferta dos Mestrados Profissionais na Área da Educação e Ensino. Discute-se sobre a capacidade destes, de abarcarem as necessidades de formação dos professores das regiões em que se inserem, proporcionando espaços/tempos de profundas reflexões. O esforço metodológico ampara-se na análise conceitual de categorias acerca da formação continuada, das características dos mestrados profissionais na área do ensino e da pertinência de seus produtos. Por fim, as reflexões oriundas das categorias analisadas apresentam os produtos educacionais como potencializadores de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas.


Palavras-chave


Docente em formação. Ensino. Produtos educacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3467




Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.