Uma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educação

Autores

  • Daniele Regina Penteado Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Leila Ines Follmann Freire Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0003-0970-260X

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3462

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa.

Resumo

Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa.

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Biografia do Autor

Daniele Regina Penteado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1997) . Especialização em Educação (1999)-UEPG, Especialização em Educação Matemática (2011)-UEPG, Especialização em Midias Integradas na Educação (2011)-UFPR , Especialização em Educação do Campo (2011)-UFPR/Litoral e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013-2015).

Leila Ines Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2015). É professora Adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciona disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área de Ensino de Química e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Formação do Professor Universitário, Profissionalidade Docente e Conhecimentos para Docência. Coordenou o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEPG (2010-2015) e atualmente é coordenadora da área de Gestão e Processos Educacionais do PIBID da UEPG. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. Atualmente é uma das líderes do Grupo de Pesquisa GEPPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores).

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.

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Publicado

27/12/2018

Como Citar

PENTEADO, D. R.; FREIRE, L. I. F.; PEREIRA, A. L. Uma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 40–60, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3462. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3462. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos