Uma análise comparativa dos métodos na pesquisa em educação

Daniele Regina Penteado, Leila Ines Follmann Freire, Ana Lucia Pereira

Resumo


Neste artigo analisamos o perfil das pesquisas realizadas nos últimos dois anos em um Programa de Pós-graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. Utilizando a abordagem metodológica do “Estado da Arte” investigamos a natureza das pesquisas desenvolvidas, as metodologias e métodos empregados, o papel dos métodos participativos e a emergência de padrões e tendências em torno de temas convergentes. Do panorama que emergiu dessa análise observamos que a maioria das pesquisas desenvolvidas no período foi de natureza qualitativa, com apresentação de uma grande variedade metodológica, mas com temas convergentes que vão ao encontro da sistematização do eixo articulador das duas linhas de pesquisa do Programa.


Palavras-chave


Pesquisa em Educação. Métodos e metodologias de pesquisa. Análise comparativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3462



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.