Trabalho e competência do professor de matemática: um ponto de vista a partir da didática profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3418

Palavras-chave:

Professor de matemática. Competência profissional. Didática profissional.

Resumo

No Brasil deparamos uma longa tradição de estudos e investigações em torno do ensino e aprendizagem em Matemática. Não obstante, apesar de que a compreensão do papel do estudante se mostra inquestionável, urge ainda objetivarmos o papel e a função social do professor de Matemática, tomando como referência um cenário essencial de aquisição progressiva de suas competências e habilidades especializadas voltadas para o sistema de ensino e, sobretudo, para a sala de aula. Assim, o presente trabalho discute algumas dimensões ou níveis que permitem uma apreciação da noção de competência profissional do professor de Matemática. O quadro de referência e os elementos teóricos que imprimem um novo ponto de vista para a avaliação da atividade profissional do professor é proveniente da Didática Profissional (DP), cujos pressupostos foram originalmente demarcados na França nos anos 90. Dessa forma, o presente trabalho aponta indicadores qualitativos necessários para uma compreensão do aprendizado do professor no e a partir do trabalho.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú

Doutor em Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE. Docente permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ENCIMA/UFC. Docente permanente Mestrado em Educação Profissional Tecnológica PROEPT/IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. e-mail: fregis@ifce.edu.br.

Sandro César Silveira Juca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE - Campus Maracanaú

Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (2002). É Especialista em Automação Industrial (2003) e Licenciado em Física (2005) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa realizada na Universität Paderborn - Alemanha e apoio do programa de Doutorado Sanduíche do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD). Atualmente é professor e pesquisador do IFCE - Campus Maracanaú, docente permanente do ProfEPT (Mestrado em educação profissional e tecnológica em rede nacional com Qualis Ensino) e do Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis (PPGER com Qualis Interdisciplinar). Pesquisa na área de Mecatrônica e Engenharia Elétrica, dentro dos seguintes temas: Energias Renováveis, Sistemas Embarcados, IoT, EaD, Robótica e Educação Profissional. Instituição. e-mail: sandrojuca@ifce.edu.br.

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

ALVES, F. R. V.; JUCA, S. C. S. Trabalho e competência do professor de matemática: um ponto de vista a partir da didática profissional. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 103–123, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3418. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3418. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos