Trabalho e competência do professor de matemática: um ponto de vista a partir da didática profissional

Francisco Regis Vieira Alves, Sandro César Silveira Juca

Resumo


No Brasil deparamos uma longa tradição de estudos e investigações em torno do ensino e aprendizagem em Matemática. Não obstante, apesar de que a compreensão do papel do estudante se mostra inquestionável, urge ainda objetivarmos o papel e a função social do professor de Matemática, tomando como referência um cenário essencial de aquisição progressiva de suas competências e habilidades especializadas voltadas para o sistema de ensino e, sobretudo, para a sala de aula. Assim, o presente trabalho discute algumas dimensões ou níveis que permitem uma apreciação da noção de competência profissional do professor de Matemática. O quadro de referência e os elementos teóricos que imprimem um novo ponto de vista para a avaliação da atividade profissional do professor é proveniente da Didática Profissional (DP), cujos pressupostos foram originalmente demarcados na França nos anos 90. Dessa forma, o presente trabalho aponta indicadores qualitativos necessários para uma compreensão do aprendizado do professor no e a partir do trabalho.

  


Palavras-chave


Professor de matemática. Competência profissional. Didática profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3418



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.