Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3411

Palavras-chave:

Educação Escolar. Educação Infantil. literatura na escola. critérios de escolha.

Resumo

As entrevistas realizadas com professoras de oito escolas públicas de Educação Infantil de Porto Velho, Rondônia, que admitem ler obras literárias para seus alunos, revelaram os critérios de escolha utilizados. Com base na localização dos sujeitos nos cenários nos quais frequentemente fazem as escolhas dos livros, inicialmente e, em seguida, no cruzamento entre entre as práticas de leitoras e as práticas pedagógicas de leitura em sala de aula, foi possível, através das comparações realizadas, perceber o que entra em jogo e, efetivamente, funciona como o critério de escolha as obras lidas para as crianças pequenas no universo pesquisado. Os resultados apontaram que os critérios principais são a presença de ilustração, tratar-se de obra convencionalmente escrita para público infantil e permitir a atividade lúdica que favoreça o aprendizado do sistema de escrita. Os resultados também permitiram perceber que há relação bastante próxima do repertório e das práticas de leitura das professoras e os critérios de escolha utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Machado de Lima, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Letras pela UNESP- Campus de  São José do Rio Preto. Pedagoga e Mestre em Educação pela UNESP- Campus de Marília. Professora Adjunta da área de Didática do Departamento de Ciências da Educação, Universidade Federal de Rondônia- Campus Porto Velho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Estudos Literários e do Grupo de Pesquisa em Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos.

Downloads

Publicado

27/12/2018

Como Citar

LIMA, M. M. de. Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 99–113, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3411. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3411. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos