Literatura na escola de educação infantil: critérios de escolha das obras

Marcia Machado de Lima

Resumo


As entrevistas realizadas com professoras de oito escolas públicas de Educação Infantil de Porto Velho, Rondônia, que admitem ler obras literárias para seus alunos, revelaram os critérios de escolha utilizados. Com base na localização dos sujeitos nos cenários nos quais frequentemente fazem as escolhas dos livros, inicialmente e, em seguida, no cruzamento entre entre as práticas de leitoras e as práticas pedagógicas de leitura em sala de aula, foi possível, através das comparações realizadas, perceber o que entra em jogo e, efetivamente, funciona como o critério de escolha as obras lidas para as crianças pequenas no universo pesquisado. Os resultados apontaram que os critérios principais são a presença de ilustração, tratar-se de obra convencionalmente escrita para público infantil e permitir a atividade lúdica que favoreça o aprendizado do sistema de escrita. Os resultados também permitiram perceber que há relação bastante próxima do repertório e das práticas de leitura das professoras e os critérios de escolha utilizados.


Palavras-chave


Educação Escolar. Educação Infantil. literatura na escola. critérios de escolha.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3411



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.