O lugar do estágio com pesquisa na formação inicial de professores de ciências

Autores

  • Rosa Oliveira Marins Azevedo Instituto Federal do Amazonas
  • Amarildo Menezes Gonzaga Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3408

Palavras-chave:

Formação de professores de Ciências. Estágio com pesquisa. Dimensões formativas.

Resumo

Estudo a respeito da formação de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em que se desenvolveu uma discussão a respeito do lugar do Estágio Curricular Supervisionado nessa formação; não o estágio como aplicação de conhecimento, mas o estágio como produção de conhecimento. Neste sentido, tratou-se do estágio com pesquisa e procurou-se responder aos seguintes questionamentos: a) como o estágio é visto e qual o foco quando se trata do estágio com pesquisa na formação de professores de Ciências?; b) qual a importância conferida à pesquisa no estágio e quais os espaços em aberto para esse tipo de estudo; c) quais lacunas são observadas e quais tendências em trabalhos que discutem o estágio na formação de professores. Para responder a tais questões valeu-se de uma interpretação crítica, por meio de uma pesquisa bibliográfica. O estudo mostrou que o estágio com pesquisa pode se configurar como eixo articulador da construção e produção de conhecimento do trabalho docente, a partir uma ação de intervenção/investigação, que envolve três dimensões formativas: conceitual, procedimental e atitudinal.

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Biografia do Autor

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Profa. do Instituto Federal do Amazonas.

Amarildo Menezes Gonzaga, Instituto Federal do Amazonas

Doutor em Educação. Prof. do Instituto Federal do Amazonas.

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Publicado

04/09/2018

Como Citar

AZEVEDO, R. O. M.; GONZAGA, A. M. O lugar do estágio com pesquisa na formação inicial de professores de ciências. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 61–83, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3408. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3408. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos