O amor às letras: uma escola e o seu professor em Uberlândia/MG (1919/1933)

Sandra Cristina Fagundes de Lima

Resumo


Neste trabalho investigamos a trajetória de uma escola particular fundada pelo professor Jerônimo Arantes em Uberlândia durante a primeira República (1919-1933), o Colégio Amor às Letras. Para a realização da pesquisa, consultamos a documentação impressa (atas das reuniões escolares, diários de classe, jornais, revistas, provas de exames finais, fotografias e outros) e também as fontes orais. Embora localizado em Uberlândia, não podemos perder de vista que o Colégio Amor às Letras inseria-se em um contexto nacional de debates entre os defensores de uma escola renovada em métodos e conteúdos e os partidários da manutenção de uma escola organizada sob propostas tradicionais. Nesse sentido, a análise da trajetória da escola do professor Arantes, nessa mesma época, sugeriu a seguinte problematização: face ao embate entre os princípios da escola tradicional, criticada pelos reformadores, e os alardeados pressupostos de uma pedagogia renovada, em métodos e conteúdos, como se movimentou Arantes em seu colégio?


Palavras-chave


História da Educação.História das Instituições Escolares.Colégio Amor às Letras.Jerônimo Arantes. Uberlândia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3407



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.