Psicomotricidade: o discurso do corpo na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3406

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Corpo. Aprendizagem.

Resumo

A Psicomotricidade é uma área de intervenção corporal destinada aos profissionais da saúde e da educação. No campo da educação a Psicomotricidade atua principalmente no desenvolvimento infantil, oportunizando que a criança possa experienciar sua corporeidade, sua individualidade, sua relação com o outro, a comunicação. A prática de intervenção psicomotora pode atuar de forma instrumental e/ou relacional. O artigo se propõe a analisar a ação corporificada do professor na escola que atua com a Educação Psicomotora sustentada em base relacional. Atuar com o corpo é oportunizar a vivência da dimensão humana em sua inteireza, porque a história pessoal está registrado na carne. Podemos afirmar que o corpo expressa toda a trajetória da história pessoal. O sujeito que aprende na Psicomotricidade é compreendido pelo professor, como aquele em sua possibilidade de crescer, criar, aprender, desenvolver-se. O aluno precisa valer de seus próprios recursos. Essa condição de aprendizagem é possível quando se concebem o outro como exemplo e possibilidade de inspiração; esse é o lugar do professor, fonte inesgotável de estímulo. Seu corpo, sua fala, sua expressão, seu comportamento, pode contribui para a autonomia e independência.

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Biografia do Autor

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia

Educação, Educação Física, Psicologia

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Publicado

04/09/2018

Como Citar

MENDONÇA, J. G. R.; RODRIGUES, M. Psicomotricidade: o discurso do corpo na escola. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 216–226, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3406. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3406. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos