A disciplina metodologia do trabalho científico ministrada em dupla docência: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3404

Palavras-chave:

Dupla docência. Docência na Educação Superior. Metodologia do Trabalho Científico.

Resumo

O artigo apresenta, à luz do relato de experiência, reflexões sobre a dupla docência na disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC), ministrada em uma turma do curso de licenciatura em Letras Português. Tem como objetivo analisar as possibilidades e os desafios da dupla docência. Adota nos procedimentos metodológicos a ideia de sujeito da experiência, a partir da qual se analisa como a docência na Educação Superior, organizada com base no trabalho colaborativo entre docentes de áreas diferentes na mesma turma de alunos, tem o potencial de fomentar a interdisciplinaridade, contribuindo para a formação do futuro docente. Conclui que uma configuração didática em dupla docência contribui para efetivar a ampliação de conhecimento e para legitimar a importância da interdisciplinaridade na perspectiva de trabalho colaborativo na Educação Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, IFSP/Campus São Paulo

Doutora em Educação/USP

Docente IFSP/Campus São Paulo

Flavio Biasutti Valadares, IFSP/Campus São Paulo

Informações acadêmicas: Pós-Doutorado em Letras (Estudos Lusófonos)/Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Doutorado em Língua Portuguesa/PUC-SP. Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem)/PUC-Rio. Especialização em Estudos da Linguagem e Graduação em Letras-Português/UFES. Atualmente, é docente no IFSP/Câmpus São Paulo. Informações profissionais: experiência em ensino nas áreas de Linguística, de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico; em elaboração de itens para provas; em correção de provas; em revisão de texto e de ABNT; em gerenciamento de periódico; em ensino de Português do Brasil como segunda língua; em cursos de atualização e de extensão na área de linguagem e de metodologia científica. Grupo de pesquisa: Descrição do Português do Brasil [líder] (certificado CNPq) - IFSP-PRP-DHU-SCL. E-mail para contato: flaviusvaladares@ifsp.edu.br

Referências

ALMEIDA, M. I. Ensino com pesquisa na licenciatura como base da formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 14. 2008. Porto Alegre. Anais [...] Porto alegre: EdPUCRS, 2008. v. 01. p. 473-487.

AMARAL, A. L. A aula universitária: um espaço com possibilidades interdisciplinares. In: VEIGA, I. P. A. et al. (orgs.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002. Tradução João Wanderley Geraldi.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURLANETO, E. A prática interdisciplinar. Educ & Form, p. 37-40, 1998.

LIMA, J. A. de. As Culturas Colaborativas nas Escolas: Estrutura, processos e conteúdos. Porto: Porto Editora, 2002.

LOPES, A. C. T. Educação Infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009.

MARQUES, A. C. T. L.; PIMENTA, S. G. É possível formar professores sem os saberes da pedagogia? uma reflexão sobre docência e saberes. Revista Metalinguagens, n. 3, p. 135-156, maio 2015.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

PIMENTA, S. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (orgs) Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2010.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PIMENTA, S.G.;. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 77-91.

VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de; FONSECA, M. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, I. P. A. et al. (orgs). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas/SP: Papirus, 2000.

VEIGA, I. P. A. A Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. (org.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. São Paulo: Papirus, 2008.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZABALA, A. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

ZEICHNER, K. M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (orgs.). Cartografias do Trabalho Docente. Campinas/SP: Mercado de Letras, 1998.

Downloads

Publicado

30/12/2019

Como Citar

MARQUES, A. C. T. L.; VALADARES, F. B. A disciplina metodologia do trabalho científico ministrada em dupla docência: um relato de experiência. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 230–249, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3404. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3404. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos