Revisão acerca dos temas alfabetização científica e ensino por investigação

Wagner José dos Santos, Ivanderson Pereira da Silva

Resumo


Este estudo que teve por principal objetivo compreender como os professores de Ciências têm se aproximado dos processos de alfabetização científica e/ou ensino por investigação? Para isso, foram analisados os trabalhos levantados por Oliveira e Molina (2016) que recuperaram estudos com foco no ensino por investigação e na alfabetização científica nos principais eventos e revistas da área de ensino de ciências. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, que se amparou na abordagem da revisão sistemática de literatura. Foram selecionados 20 estudos do levantamento desenvolvido por Oliveira e Molina (2016). Esses estudos foram recuperados, lidos integralmente e analisados. O critério para a seleção dos trabalhos foi terem como ambiente ou foco da pesquisa as práticas pedagógicas em ambientes de ensino-aprendizagem.Como resultados, se identificou que tais temas têm sido explorados anos variados níveis da educação brasileira (fundamental, médio e superior), bem como a formação continuada de professores presentes. Outro ponto de destaque é a variedade de instrumentos e métodos explorados, o que indica que não há um instrumento ou uma metodologia única para usar quando se aborda a alfabetização científica ou o ensino por investigação durante a prática de ensino. Cada objetivo de pesquisa exigirá uma metodologia própria e instrumentos para alcançá-los. Observou-se uma tendência dos trabalhos em defender a tese de que o trabalho pedagógico centrado na alfabetização científica e no ensino por investigação precisa ser multi/interdisciplinar.  


Palavras-chave


Levantamento bibliográfico. Ensino por investigação. Alfabetização científica. Revisão sistemática

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DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3344



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