Professores e suas percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3332Palavras-chave:
Saúde Bucal. Promoção da saúde. Educação. Professores. Alunos.Resumo
Considerando-se a importância da promoção da saúde bucal na vida da criança, a formação de hábitos alimentares e de higiene é necessária. Para isso, a inclusão do tema “promoção em saúde bucal” no currículo escolar é essencial. O objetivo do trabalho é explorar o cenário de demandas sociais e a necessidade de uma nova formação para educadores do Ensino Fundamental com base em novas metodologias de ensino em Saúde Bucal, a fim de fornecer dados concretos para subsidiar o planejamento de ações sobre Educação em Saúde Bucal nas escolas, de forma multiprofissional, envolvendo professores e equipes especializadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter descritivo, com abordagem quanti- qualitativa, cuja coleta de dados se deu em 11 escolas da rede Municipal de Fazenda Rio Grande/PR, em uma população de 677 professores da rede pública de ensino. Pelos resultados da pesquisa, constatou-se que é preciso mudar comportamento, mudar dieta, enfim, estar orientado e motivado, tendo a certeza de que, sobretudo, buscar a melhoria da qualidade de vida através de ações educativas em saúde é exercer a plena cidadania. Espera-se, ao término desse trabalho que novos estudos sejam realizados, aprofundando o tema no aperfeiçoamento de sua prática.
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