Professores e suas percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3332

Palavras-chave:

Saúde Bucal. Promoção da saúde. Educação. Professores. Alunos.

Resumo

Considerando-se a importância da promoção da saúde bucal na vida da criança, a formação de hábitos alimentares e de higiene é necessária. Para isso, a inclusão do tema “promoção em saúde bucal” no currículo escolar é essencial. O objetivo do trabalho é explorar o cenário de demandas sociais e a necessidade de uma nova formação para educadores do Ensino Fundamental com base em novas metodologias de ensino em Saúde Bucal, a fim de fornecer dados concretos para subsidiar o planejamento de ações sobre Educação em Saúde Bucal nas escolas, de forma multiprofissional, envolvendo professores e equipes especializadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter descritivo, com abordagem quanti- qualitativa, cuja coleta de dados se deu em 11 escolas da rede Municipal de Fazenda Rio Grande/PR, em uma população de 677 professores da rede pública de ensino. Pelos resultados da pesquisa, constatou-se que é preciso mudar comportamento, mudar dieta, enfim, estar orientado e motivado, tendo a certeza de que, sobretudo, buscar a melhoria da qualidade de vida através de ações educativas em saúde é exercer a plena cidadania. Espera-se, ao término desse trabalho que novos estudos sejam realizados, aprofundando o tema no aperfeiçoamento de sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Alcântara Madureira, Universidad de la Empresa - UDE, Montevideo

Universidad de la Empresa,  Facultad de Ciencias de la Educación

Maria Lucia Vinha, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho

Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, (2012), Doutorado em Educação com Área de Concentração no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo, USP, (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, (1993). Ocupa a função de Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná na cidade de Jacarezinho e é docente no Curso de Pedagogia em disciplinas de Didática e de Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa "Criatividade e ludicidade". Tem experiência na área de Educação, com formação inicial de Técnico em Magistério e Graduações em Ciências (Habilitações em Matemática e Biologia) e em Pedagogia. Atuou por vários anos na Educação Básica, como alfabetizadora em classes multisseriadas na zona rural e nas primeiras séries do ensino fundamental. Além disso, atuou como professora de Matemática e de Ciências no ensino fundamental e em Orientação Educacional na educação básica. Atuou como Integrante da Equipe de Educação e Coordenadora de Biologia no Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atuou como Coordenadora de Área no Subprojeto do PIBID "Educação Infantil". Tem experiência docente no Programa de Formação de Professores PDE e em orientação de trabalhos de pesquisa e de intervenção nesse Programa. A ênfase de seus estudos é na área da Educação, especificamente na área da Didática com foco nas metodologias embasadas em princípios democráticos, críticos e criativos.

Referências

ABRAHÃO, A. L.; GARCIA, A. L. S. Sobre o exercício da educação em saúde: um estudo bibliográfico da prática em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 31, n. 6, p. 155-162, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Notas Estatísticas Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 98 Censo Escolar 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_Censo_Escolar_2017.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.

CONCEIÇÃO, J. A. N. Conceito de saúde escolar. In: Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, p. 8-15, 1994.

FERRETO, L. E.; FAGUNDES, M. E. Conhecimentos e práticas em saúde bucal de professores dos centros municipais de educação infantil de Francisco Beltrão. Campinas: UNICAMP, 2009.

FRANCHIN V, BASTING RT, MUSSI AA, FLÓRIO FM. A importância do professor como agente multiplicador de saúde bucal. Revista da ABENO. São Paulo, v. 6, n. 2, p. 102-108, jul/dez, 2006.

FREIRE, P. Cartas à Cristina. Notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Paz e Terra. 1994.

FOCESI, E. Educação em Saúde na escola. O papel do professor. Revista Brasileira Saúde do Escolar, v. 1, n. 2, p. 4-8, 1990.

GARBIN, C. A. S.; ROVIDA, T. A. S.; PERUCHINI, L. F. D.; MARTINS, R. J. Conhecimento sobre saúde bucal e práticas desenvolvidas por professores do ensino fundamental e médio. Revista RFO UFP, Passo Fundo, v. 18, n. 3, p. 321-327, set./dez, 2013.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GONÇALVES, R. H. P. Construção de um projeto de intervenção em saúde bucal para uma escola municipal de Cabo Verde. Campos Gerais: UFMG, 2011.

HANAUER, Deborah. A escola e a família como estratégias sociais na promoção de saúde bucal infantil. Florianópolis: UFSC, 2011.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS, 1. 2010. Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/mod/resource/view.php?id=497687%20Em%20cache%20Semelhantes>. Acesso em: 10 abr. 2018.

KOHL, M. O. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MORENO, M. Temas Transversais: um ensino voltado para o futuro. In: BUSQUETS, M. D. et al. Temas Transversais em Educação: bases para uma formação integral. 2. ed. São Paulo; Ática, 1998, p. 19-59.

OLIVEIRA, A. P.C.N. Parâmetros Curriculares Nacionais: Tema Transversal Saúde. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/pcn/parametros-curriculares-nacionais-tema-transversal-saude>. Acesso em: 12 abr 2018.

OLIVEIRA, M.A.F.C.; BUENO, S.M.V. Comunicação educativa do enfermeiro na promoção da saúde sexual escolar. Rev.latino-Am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 5, n. 3, p.71-81, 1997.

PAULETO, A. R. C.; PEREIRA, M. L.; CYRINO, E. G. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciências & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004.

PORTO, Vitório. Saúde bucal e condições de vida: uma contribuição do estudo epidemiológico para a inserção de atenção à saúde bucal no SUS. 2002. (Dissertação de mestrado) - Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, 2002.

SANTOS, Karina Tonini dos. Educação em saúde bucal na escola: uma análise dos sujeitos envolvidos no processo. 2009. (Tese de Doutorado) - Faculdade de Medicina de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, 2009.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000.

VASCONCELOS, R.; MATTA, M. L.; PORDEUS, I.; PAIVA, S. Escola um espaço importante de informação em saúde bucal para população infantil. Revista da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, São José dos Campos, ano 3, v. 4, n. 3, p. 43-51, set./dez. 2001.

VASEL, J.; BOTTAN, E. R.; CAMPOS, L. C. Educação em saúde bucal: análise do conhecimento dos professores do ensino fundamental de um município da região do Vale do Itapocu (SC). Revista RSBO. Região de Joinville - Univille, v. 5, n. 2, p. 12-18, 2008

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984.

Downloads

Publicado

13/09/2019

Como Citar

MADUREIRA, L. A. A.; VINHA, M. L. Professores e suas percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 15, p. 80–97, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3332. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3332. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos