Ações para promover alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3291

Palavras-chave:

Alfabetização Científica. Autonomia. Cidadania.

Resumo

A compreensão das palavras, dos números e das ciências proporciona autonomia aos estudantes, independentemente da idade. O presente estudo teve como objetivo descrever uma intervenção pedagógica junto a estudantes do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública que visou a alfabetização científica para o exercício da cidadania. Esta pesquisa-ação foi desenvolvida entre agosto a dezembro de 2016, e envolveu uma turma de uni docência constituída por 8 estudantes, dos quais três deles necessitam atendimento educacional especial, de uma Escola Estadual de Educação Básica do município de Porto Alegre do Norte, Mato Grosso, Brasil. As atividades desenvolvidas por meio do ensino de ciências evidenciaram a importância da horta escolar, cultivo e utilização de plantas medicinais e os perigos envolvendo a automedicação para o desenvolvimento da alfabetização científica. Essas ações planejadas visaram proporcionar uma reflexão sobre as contribuições da ciência para a comunidade onde vivem. Com a realização dessa intervenção pedagógica, foi possível constatar que os estudantes puderam compreender e estabelecer relações entre as contribuições das ciências naturais para suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Soares da Cunha, Instituto Federal de Mato Grosso

Especialização em Ensino de Ciências (IFMT) e em Gestão Escolar e Coodernação Pedagógica. Graduação em Pedagogia (UNEMAT). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC/MT).

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em andamento em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

CUNHA, Ângela S. da; LEÃO, M. F. Ações para promover alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 44–61, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3291. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3291. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos