Ações para promover alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos

Ângela Soares da Cunha, Marcelo Franco Leão

Resumo


A compreensão das palavras, dos números e das ciências proporciona autonomia aos estudantes, independentemente da idade. O presente estudo teve como objetivo descrever uma intervenção pedagógica junto a estudantes do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública que visou a alfabetização científica para o exercício da cidadania. Esta pesquisa-ação foi desenvolvida entre agosto a dezembro de 2016, e envolveu uma turma de uni docência constituída por 8 estudantes, dos quais três deles necessitam atendimento educacional especial, de uma Escola Estadual de Educação Básica do município de Porto Alegre do Norte, Mato Grosso, Brasil. As atividades desenvolvidas por meio do ensino de ciências evidenciaram a importância da horta escolar, cultivo e utilização de plantas medicinais e os perigos envolvendo a automedicação para o desenvolvimento da alfabetização científica. Essas ações planejadas visaram proporcionar uma reflexão sobre as contribuições da ciência para a comunidade onde vivem. Com a realização dessa intervenção pedagógica, foi possível constatar que os estudantes puderam compreender e estabelecer relações entre as contribuições das ciências naturais para suas vidas.


Palavras-chave


Alfabetização Científica. Autonomia. Cidadania.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3291



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.