Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si

Autores

  • Renata Aparecida Carbone Mizusaki Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Vilhena) http://orcid.org/0000-0002-2131-1188
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3275

Palavras-chave:

Infâncias. Culturas Infantis. Cultura midiática.

Resumo

Este artigo tem a intenção de discutir os modos pelos quais os projetos sociais e culturais destinados às crianças e às infâncias são atravessados pelos meandros das mídias televisivas e das histórias em quadrinhos e a influência dessas agências nos processos relacionais de constituição de si. Mais do que expressar ideias e concepções construídas por adultos em relação à criança, estes artefatos culturais balizam as culturas infantis elaboradas pelas crianças em diálogo com um contexto sociocultural e econômico mais amplo. Incluída nesse contexto, a escola tem sido a arena em que essas identidades infantis, experimentadas em grupos diferentes são, ora fortalecidas pela identificação com valores, ideias, crenças e princípios comuns, ora conflitantes, intolerantes e tiranas com a repulsa do/a outro/a concebido como estrangeiro, são colocadas em perspectiva, como expressão de experiências sociais e culturais, cada vez mais complexas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Aparecida Carbone Mizusaki, Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Vilhena)

Renata Aparecida Carbone Mizusaki é professora do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACIE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Vilhena/RO. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação /IE/UFMT. Bolsista CAPES PRODOUTORAL. Atua nas seguintes áreas de estudos/pesquisas: Educação Infantil, Infâncias, Relações de Gênero e Desenvolvimento Moral.

Cleomar Ferreira Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação. Pós-doutoramento em Sócio-antropologia da Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

MIZUSAKI, R. A. C.; GOMES, C. F. Infâncias, culturas infantis e as mídias: entre cenas constituintes de si. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 192–205, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3275. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3275. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos