Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais

Autores

  • Glauciane Vieira Universidade Federal de Pernambuco
  • Marilene Oliveira Universidade Federal de Pernambuco.
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-5434-8999

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3273

Palavras-chave:

Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauciane Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco.

Marilene Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco.

Graduada em Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, professora, orientadora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE.

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

VIEIRA, G.; OLIVEIRA, M.; PESSOA, C. A. dos S. Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 62–81, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.3273. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3273. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos