Educação financeira: análise dos cadernos do MEC para os anos iniciais

Glauciane Vieira, Marilene Oliveira, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise dos Cadernos de Educação Financeira nas Escolas, material desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as categorias: conteúdos, áreas do conhecimento e orientações ao professor presentes no material. O método utilizado foi a leitura e identificação destas três categorias nos cadernos do 1º, 2º e 3º anos. Os resultados apontam que há uma preocupação em abordar a Educação Financeira (EF) de maneira que os estudantes se conscientizem da importância de conhecer, pesquisar, planejar e executar ações relacionadas à EF. Concluímos que há uma diversidade de conteúdos e de áreas de conhecimentos no material pesquisado, assim como destacamos a importância das orientações ao professor para a qualidade do trabalho com os Cadernos.

 


Palavras-chave


Educação Financeira nas Escolas. Anos Iniciais. Material Didático.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3273



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.