Discursos dos presidentes de Minas Gerais sobre o trabalho e o trabalhador

Irlen Antônio Gonçalves

Resumo


O artigo analisa os discursos dos presidentes do Estado de Minas sobre o trabalho e o trabalhador, nas décadas iniciais da República. O objetivo é tornar possível o levantamento de questões relacionadas às representações que se produziram sobre o trabalho e o trabalhador, identificando como o trabalho foi pensado no seu tempo histórico e como sua concepção foi construída. As fontes são as mensagens que os presidentes enviavam ao Legislativo. E as referências teóricas utilizadas contam com o aporte da História Política e História dos Conceitos, a partir de Berstein e Koselleck. Metodologicamente, propomos uma análise que privilegia os discursos como portadores e constituintes de uma representação de sociedade, de sujeitos e de trabalho.

Palavras-chave


formação profissional, formação e mercado de trabalho

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3241



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.