A cultura material da escola noturna de Minas Gerais nas primeiras décadas da República

Autores

  • Vera Lúcia Nogueira UEMG

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3225

Palavras-chave:

Escola primária noturna. Cultura material escolar. Minas Gerais.

Resumo

Este texto analisa a presença da cultura material na escola primária noturna a partir dos relatos dos sujeitos escolares, professores, diretores e inspetores, bem como no projeto de modernização da educação mineira, no qual a materialidade da escola é assumida como preocupação central impregnando os discursos políticos da elite reformadora. O período contemplado refere-se às duas décadas iniciais da República. À luz de referenciais teórico e metodológicos da Nova História Cultural analisou as seguintes fontes: relatórios das diretoras e dos inspetores escolares, a legislação educacional e correspondências expedidas e recebidas pela Secretaria do Interior. A organização da escola noturna destinada aos adultos trabalhadores inscreveu-se nesse processo de renovação do ensino realizado, por todo o país, por intermédio de um conjunto de reformas empreendidas por uma elite política que, ao assumir o lugar de idealizadora e construtora da República, investiu num projeto de modernização escolar do qual fez parte o provimento material, a qualificação das práticas de ensino e a adequação do espaço escolar. Garantir a materialidade da escola noturna foi uma das principais ações do governo mineiro no âmbito das reformas republicanas do ensino público primário de início do século XX.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Nogueira, UEMG

Doutora em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana. Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

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Publicado

04/06/2018

Como Citar

NOGUEIRA, V. L. A cultura material da escola noturna de Minas Gerais nas primeiras décadas da República. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 183–204, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3225. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3225. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos