O pós-conflito na Colômbia com uma perspectiva de gênero: desafios da educação

Autores

  • Carolina Hamodi Galán Universidade Federal de Rondônia
  • Dora Piñeres de la Ossa Universidad de Cartagena (Colombia)
  • María del Pilar Morad Haydar Universidad de Cartagena (Colombia)

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3224

Palavras-chave:

Conflito Armado. Pós-conflit. Colômbia. Gênero. Educação.

Resumo

No presente artigo aborda-se um tópico de realidade absoluta na Colômbia: o pós-conflito. O país viveu durante seis décadas em um conflito armado interno onde o Estado colombiano e os guerrilheiros da extrema esquerda se envolveram inicialmente e depois os grupos paramilitares de direita, os cartéis da droga e as gangues criminosas. Do artigo, esta situação é abordada com uma perspectiva de gênero: parte do contexto educacional do Ensino Superior abordando a relação entre a Universidade e a sociedade; o papel das mulheres durante o conflito armado e durante o pós-conflito é mostrado; reflexões sobre a necessidade de avançar para uma escola de cidadania são apresentadas, vendo as instituições educacionais como elementos de transformação social que se movem para a paz democrática e a igualdade de gênero e considerando os exercícios de cidadania na sala de aula para a construção da paz e igualdade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Hamodi Galán, Universidade Federal de Rondônia

Dra em Educação Escolar/UNESP. Professora do Departamento de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Dora Piñeres de la Ossa, Universidad de Cartagena (Colombia)

Directora del Grupo de investigación “Educación Universidad y Sociedad” reconocido por COLCIENCIAS (Departamento Administrativo de Ciencia, Tecnología e Innovación del gobierno de Colombia).

María del Pilar Morad Haydar, Universidad de Cartagena (Colombia)

Directora grupo de investigación “Estudios de Familias Masculinidades y Feminidades” reconocido por COLCIENCIAS

Publicado

04/06/2018

Como Citar

GALÁN, C. H.; OSSA, D. P. de la; HAYDAR, M. del P. M. O pós-conflito na Colômbia com uma perspectiva de gênero: desafios da educação. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 17–29, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3224. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3224. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos