Lei n.º 11.645/2008: estudantes de Santo Antônio de Leverger (MT) e a temática indígena
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3220Palavras-chave:
Lei n.º 11.645/2008. História e culturas indígenas. EducaçãoResumo
O presente artigo pretende discutir os cenários da Lei n.º 11.645/2008 referente à temática indígena. Para tanto, investigou-se como a referida legislação é aplicada no quotidiano escolar de uma escola do município de Santo Antônio de Leverger, estado de Mato Grosso e, a partir dos dados, procurou-se apresentar algumas interpretações e proposições. O estudo foi realizado durante os meses de abril a maio de 2018 por meio de um Diagnóstico Rápido e Participativo (WHITESIDE, 1994). Foram utilizados como instrumentos de levantamento de informações, um questionário fechado e a confecção de desenhos por parte das e dos estudantes. O resultado da pesquisa evidenciou que precisamos de ações mais efetivas dentro das unidades de ensino para uma aprendizagem mais emancipatória e crítica sobre os povos indígenas no Brasil, do estado de Mato Grosso e principalmente do município de Santo Antônio de Leverger.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).