Lei n.º 11.645/2008: estudantes de Santo Antônio de Leverger (MT) e a temática indígena

Autores

  • Armelinda Borges da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Darci Secchi Universidade Federal de Mato Grosso
  • Suzete da Silva Galdino Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3220

Palavras-chave:

Lei n.º 11.645/2008. História e culturas indígenas. Educação

Resumo

O presente artigo pretende discutir os cenários da Lei n.º 11.645/2008 referente à temática indígena. Para tanto, investigou-se como a referida legislação é aplicada no quotidiano escolar de uma escola do município de Santo Antônio de Leverger, estado de Mato Grosso e, a partir dos dados, procurou-se apresentar algumas interpretações e proposições. O estudo foi realizado durante os meses de abril a maio de 2018 por meio de um Diagnóstico Rápido e Participativo (WHITESIDE, 1994). Foram utilizados como instrumentos de levantamento de informações, um questionário fechado e a confecção de desenhos por parte das e dos estudantes. O resultado da pesquisa evidenciou que precisamos de ações mais efetivas dentro das unidades de ensino para uma aprendizagem mais emancipatória e crítica sobre os povos indígenas no Brasil, do estado de Mato Grosso e principalmente do município de Santo Antônio de Leverger.

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Biografia do Autor

Armelinda Borges da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

Darci Secchi, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP. Editor da Revista Pedagogia UFMT e tutor do grupo PET-Educação.

Suzete da Silva Galdino, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Educação Física, Geografia e especialista em Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Regional: Aspectos Conceituais e Tendências pela UFMT. Professora efetiva do estado de Mato Grosso na Escola Estadual Leônidas de Matos.

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Publicado

04/09/2018

Como Citar

BORGES DA SILVA, A.; SECCHI, D.; GALDINO, S. da S. Lei n.º 11.645/2008: estudantes de Santo Antônio de Leverger (MT) e a temática indígena. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 197–215, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3220. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3220. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos