Concepções de avaliação e práticas avaliativas: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3168Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem. Processo educacional. Métodos diversificados.Resumo
Essa pesquisa pretende demonstrar a realidade da avaliação da aprendizagem na visão de teóricos da avaliação e de profissionais de escolas públicas. Foi elaborada mediante pesquisa teórica abordando principalmente a visão de Hoffmann e Luckesi e trabalho de campo por meio da aplicação de um questionário em que 14 professores responderam a três perguntas a respeito da avaliação. A articulação entre teoria e prática traz relevância e atualidade no tema abordado. Constata-se que avaliação no modelo de exame deveria ter sido alterada para a avaliação da aprendizagem sendo feita de modo contínuo e com métodos diferenciados, pois é o que rege a atual Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB. No entanto, após 40 anos da primeira LDB ainda se nota mais o tradicionalismo nas escolas do que outras metodologias de ensino e práticas avaliativas. Nesta perspectiva, serão abordados desafios e possibilidades para a melhoria no processo de avaliação escolar na visão dos docentes e também de autores que tratam do assunto.Downloads
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