Concepções de avaliação e práticas avaliativas: desafios e possibilidades

Autores

  • Sirley Leite Freitas Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, Brasil
  • Angélica Ninke Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia/IFRO.
  • José Carlos Miguel UNESP, Campus de Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3168

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Processo educacional. Métodos diversificados.

Resumo

Essa pesquisa pretende demonstrar a realidade da avaliação da aprendizagem na visão de teóricos da avaliação e de profissionais de escolas públicas. Foi elaborada mediante pesquisa teórica abordando principalmente a visão de Hoffmann e Luckesi e trabalho de campo por meio da aplicação de um questionário em que 14 professores responderam a três perguntas a respeito da avaliação. A articulação entre teoria e prática traz relevância e atualidade no tema abordado. Constata-se que avaliação no modelo de exame deveria ter sido alterada para a avaliação da aprendizagem sendo feita de modo contínuo e com métodos diferenciados, pois é o que rege a atual Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB. No entanto, após 40 anos da primeira LDB ainda se nota mais o tradicionalismo nas escolas do que outras metodologias de ensino e práticas avaliativas. Nesta perspectiva, serão abordados desafios e possibilidades para a melhoria no processo de avaliação escolar na visão dos docentes e também de autores que tratam do assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirley Leite Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, Brasil

Doutoranda em Educação pelo O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR,  Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2004) e em Direito pelo Centro Luterano de Ji-Paraná (2009). Professora do Instituto Federal de Rondônia-IFRO na área de pedagogia. Tem experiência nas áreas de Educação e Direito, com ênfase em formação docente, legislação educacional, políticas públicas educacionais, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, direito constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas educacionais; formação docente; legislação educacional, psicologia da educação, avaliação da aprendizagem, ética e cidadania.

José Carlos Miguel, UNESP, Campus de Marília, SP

Graduado em Matemática - Licenciatura Plena - pelas Faculdades Integradas de Marília (1979), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é Professor Assistente Doutor vinculado ao Depto. de Didática e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - UNESP - Campus de Marília . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, educação de jovens e adultos, formação de professores, educação matemática e currículos e programas. Coordena projetos de intervenção na realidade escolar, com ênfase na formação inicial e continuada de professores. Por fim, tem experiência na gestão de Departamento de Ensino e de Unidade Universitária da UNESP, além de participação efetiva em diversos órgãos colegiados da referida instituição. Vinculado ao Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), ambos da UNESP.

Downloads

Publicado

04/09/2018

Como Citar

FREITAS, S. L.; NINKE, A.; MIGUEL, J. C. Concepções de avaliação e práticas avaliativas: desafios e possibilidades. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 3–19, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3168. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3168. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos