Bibliotecas escolares: leitura, (in)formação e cultura para uma educação cidadã

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Daniela Corte Real Universidade de Caxias do Sul
  • Flavia Reis de Oliveira Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3141

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares. Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Escola cidadã. Formação.Cultura.

Resumo

Este artigo discute a potência das bibliotecas escolares como espaço de relações sociais, políticas e pedagógicas e como lugar privilegiado para a discussão e construção de práticas de leitura e de escrita que concorrem para a formação do leitor crítico e criativo na perspectiva da Escola Cidadã. Toma-se como referência teórica para as discussões sobre as bibliotecas-escolares Maroto (2012), Varela (2007) e Côrte e Bandeira (2011); para o entendimento dos processos de leitura e dos conceitos e princípios da Escola Cidadã, Freire (1983, 2000). Introduz-se no debate a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - 3ª versão documento normativo que, embora ainda não implementada, já reverbera nas formas de pensar a leitura na escola, nos diferentes níveis. Trata-se de uma primeira interlocução com a BNCC e observa-se que existem aproximações e afastamentos entre seu texto e a escola cidadã defendida por Freire. No entanto, entende-se que, ao não contemplar estratégias de leitura, a formação de professores para a formação de leitores literários, bem como ao silenciar sobre a importância e as potencialidades das bibliotecas escolares, a BNCC, naquilo que toca à leitura, apresenta lacunas para o entendimento da leitura na perspectiva da escola cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Letras e em Biblioteconomia. Doutor em Letras, líder do Grupo de pesquisa Educação e Linguagem (PPGE/UCS). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.

Daniela Corte Real, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGE/UCS), na Linha de Pesquisa "Educação, Linguagem e Tecnologia", Bolsista CAPES/PROSUC (2016/2019). Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação, coordenado pela Profª Drª Flávia Brocchetto Ramos.

Flavia Reis de Oliveira, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Bibliotecária na Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e   Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGE/UCS), na Linha de Pesquisa "Educação, Linguagem e Tecnologia".

Downloads

Publicado

04/09/2018

Como Citar

RAMOS, F. B.; REAL, D. C.; DE OLIVEIRA, F. R. Bibliotecas escolares: leitura, (in)formação e cultura para uma educação cidadã. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 84–97, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3141. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3141. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos