Relações étnico-raciais e crianças: uma análise da produção da ANPED
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3116Palavras-chave:
ANPED. Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância.Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a produção científica do Grupo de Trabalho sobre “Educação e Relações Étnico-raciais” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, entre os anos de 2003 a 2013, especialmente a produção voltada para educação das relações étnico-raciais no contexto da Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Utilizamo-nos dos aportes teóricos de Abramowicz e Oliveira (2006, 2012), Fazzi (2006), Cavalleiro (2001, 2014), dentre outros. A pesquisa, do tipo estado da arte, é de caráter bibliográfico/documental. Nas pesquisas aqui analisadas, vimos que a produção acadêmica do GT 21 da ANPED ainda continua pouco expressiva no que diz respeito a pesquisa com crianças e relações étnico-raciais, diante do total de pesquisas que têm sido apresentadas e divulgadas no referido GT. Vimos que dos 161 trabalhos publicados no GT 21, entre 2003 e 2013, somente 14 trabalhos fazem referência às relações raciais entre crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Todavia, esses trabalhos não privilegiam o ponto de vista das crianças em torno das relações étnico-raciais.
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