A educação para a paz no Século XXI: busca de sentidos no espaço virtual

Autores

  • António Gomes Ferreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)
  • Luís Mota Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação (IPC, ESE) | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3110

Palavras-chave:

Educação para a paz. Educação e pacifismo. Educação para a cidadania.

Resumo

A nossa abordagem centra-se na problemática do pacifismo e educação, em Portugal, no século XXI. Consideramos o ciberespaço como arena para a sua constituição como problema social. Após pesquisas exploratórias identificámos as expressões “pacifismo e educação”, “educação e pacifismo” e “educação para a paz” como ponto de partida para a constituição de um acervo documental. A pesquisa realizou-se na web 2.0, mobilizando como browser, o Chrome, e com recurso a um motor de busca, o Google. Como restrições estabeleceram-se a localização (Portugal) e a língua (português). As fontes foram sujeitas a análise documental com recurso ao método crítico. O estudo permitiu-nos: caracterizar a diversidade de fontes em presença e as audiências a que se destinam; identificar organizações e atores, argumentos, diferentes posicionamentos e objetivos; elaborar uma leitura compreensiva da educação para a paz, em Portugal, como problema socioeducativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, onde desempenha, desde 2015, as funções de Diretor. Tem sido coordenador de cursos de mestrado e doutoramento. Integra o CEIS20 e é o coordenador científico do GRUPOEDE (Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais). Tem integrado vários projetos de investigação financiados, diversas comissões de eventos científicos e participado regularmente em congressos nacionais e internacionais. Integra igualmente comissões de várias revistas da área da educação.

Luís Mota, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação (IPC, ESE) | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

Doutor em História da Cultura pela Universidade de Coimbra. É professor adjunto do Politécnico de Coimbra, na Escola Superior de Educação. Integra, desde 2015, a direção Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20, UC) onde é investigador integrado e vice-coordenador científico do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE). Tem integrado projetos de investigação financiados e comissões de eventos científicos. Tem participação editorial em revistas da especialidade.

Downloads

Publicado

04/09/2018

Como Citar

FERREIRA, A. G.; MOTA, L. A educação para a paz no Século XXI: busca de sentidos no espaço virtual. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 159–179, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.3110. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3110. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos