A percepção de professores de educação física experientes na transmissão de valores

Rui Resende, Larissa Cerignoni Benites, Fabricio Milan, Ricardo Jorge Franco Lima

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo averiguar as percepções de seis professores portugueses de Educação Física (EF), com mais de 15 anos de carreira, sobre a sua importância e responsabilidade na transmissão de valores na sociedade atual. Como instrumento foi utilizado a entrevista e os resultados expressaram três dimensões que possibilitaram discutir as percepções sendo elas: (1) Dimensão Pessoal (Missão do professor de EF; Gosto pela profissão; Valorização do seu papel como professor e Desenvolvimento de laços afetivos; (2) Dimensão para a cidadania (EF e formação e; Valores), (3) Dimensão profissional (Conteúdos e metodologias próprias da disciplina e; Promoção da prática de atividade física). Como considerações finais, registrou-se a percepção dos professores de que as aulas de EF constituem um meio viável para a transmissão de valores, asseverando que a relação professor-aluno é preponderante para o desenvolvimento integral dos jovens.  


Palavras-chave


Professores, Educação Física, Valores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.3106



Direitos autorais 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.