Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil

Autores

  • Ezenice Costa de Freitas Bezerra
  • Telma Cristina Martins dos Santos
  • Juracy Machado Pacífico Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2959

Palavras-chave:

Palavras Chave, Oralidade. Educação Musical. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo aborda a relação da oralidade com a linguagem musical e objetivou apresentar propostas que auxiliem no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos e do Referencial Curricular para a Educação para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) em discussão com abordagens de pedagogos e educadores musicais como Baptista (2010), Coutinho (2007), Godoi (2011), Nascimento (2007), Mores (2002), Pereira (2011), Schroeder (2011), Soares (2016), Swanwick (2003), Schafer (1991) e Jeandot (1990), além de textos de revistas que enfatizam a Educação Infantil. Os resultados apontam que a junção da oralidade com a linguagem musical constitui um dueto de sucesso no ambiente escolar com as crianças, existindo ainda muitos desafios a serem transpostos neste processo.

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Biografia do Autor

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia

Dra em Educação Escolar/UNESP. Professora do Departamento de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

05/01/2018

Como Citar

BEZERRA, E. C. de F.; SANTOS, T. C. M. dos; PACÍFICO, J. M. Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 159–176, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2959. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2959. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos