“Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia

Autores

  • Carine Antonia Kremer
  • Suzana Rocha de Souza
  • Anatália Daiane de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2958

Palavras-chave:

Epilepsia. Fracasso escolar. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um caso de epilepsia, no qual uma criança de nove anos é diagnosticada e recebe a notícia de forma inapropriada. Este texto tem como objetivo, portanto, relatar e refletir sobre o caso dessa criança, atendido em uma clínica escola de psicologia no interior do estado de Rondônia. Por tratar-se de um caso clínico, o método utilizado foi o atendimento psicoterapêutico, com sessões de cinquenta minutos que se estenderam por aproximadamente dez meses no ano de 2012, nas quais foram realizadas atividades lúdicas em uma sala para atendimento infantil. Percebe-se que a criança carrega forte rótulo imposto pelo médico, que juntamente com o diagnóstico dado pelo médico, foram utilizados pela escola para eximir sua responsabilidade em relação à aprendizagem dessa criança.

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Biografia do Autor

Carine Antonia Kremer

Dra em Educação Escolar/UNESP. Professora do Departamento de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

05/01/2018

Como Citar

KREMER, C. A.; SOUZA, S. R. de; OLIVEIRA, A. D. de. “Meu cérebro é morto”: relato de experiência sobre um caso de epilepsia. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 32–47, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2958. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2958. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos