Escolas públicas matogrossenses no início da república brasileira (1889-1908)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2017.2956

Palavras-chave:

Descentralização do ensino. Instrução Pública. História da Educação mato-grossense.

Resumo

Privilegiamos como recorte temporal e espacial os anos de 1889-1908,no município de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, tendo como especificidades a organização das atividades pedagógicas cotidianas em salas de aula, e objetivamos analisar como estava organizada a instrução pública mato-grossense no período em estudo. Trazemos as seguintes problemáticas a serem investigadas: a defesa da escola pública moderna apresentou consonância ao modelo de escola instituído em Cuiabá? As escolas públicas cuiabanas eram subsidiadas por materiais didáticos e infraestrutura adequada ao desenvolvimento das atividades em sala de aula? Utilizamos como fontes históricas oficiais as Mensagens dos Presidentes de Estado, leis e decretos referentes à instrução pública primária; relatórios da instrução pública. Ressalvamos que em 1889, ano da Proclamação da República Brasileira, persistiam problemas existentes nas escolas mato-grossenses como a precariedade e ausência de recursos didáticos; inexistência de profissionais habilitados, assuntos reiteradamente expostos nas mensagens emitidas pelos governantes.

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Publicado

05/01/2018

Como Citar

FERREIRA, N. V. C.; GELES, Y. P. M. Escolas públicas matogrossenses no início da república brasileira (1889-1908). EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 3–19, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2017.2956. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2956. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos