Avaliação tradicional e avaliação dialética e inclusiva: contraposições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2899

Palavras-chave:

Pedagogia da Essência. Pedagogia da Existência. Pedagogia Dialética. Avaliação Dialética e Inclusiva.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para a formação de professores do Ensino Fundamental e Médio, apresentando uma nova perspectiva sobre o tema avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem. A partir dessa finalidade, utiliza-se da pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. O problema principal é refletir sobre o tipo de avaliação interna da aprendizagem que seria mais adequado para beneficiar a heterogeneidade de alunos. Considera-se que a avaliação dialética e inclusiva pela sua concepção dialética e/ou revolucionária de homem, de sociedade e de educação e pelas características a ela subjacentes pode estimular e contribuir para a construção de novas práticas educativas desde o ato de ensinar até o ato de avaliar os processos de ensino e de aprendizagem numa relação dialética, dialógica e com tendências mais democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Aparecida Lopes, Uniso-Universidade de Sorocaba e UFSCar-Sorocaba

Mestra em Educação.Licenciada em Filosofia e Pedagogia.

Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR-SOROCABA.

Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação - GEPLAGE -UFSCAR - SOROCABA.

Especialização em Gestão da Rede Pública Universidade de São Paulo- USP (2012). Especialização: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva-UNESP (2015).

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

LOPES, S. A. Avaliação tradicional e avaliação dialética e inclusiva: contraposições. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 124–146, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.2899. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2899. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos