É possível implantar a classe hospitalar? O lugar do pedagogo no sistema de saúde

Autores

  • Leonardo Mendes Bezerra Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2880

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar. Direito à Educação. Acessibilidade.

Resumo

A Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu artigo 205, declara que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. Diante disto, destaca-se a importância da classe hospitalar como forma de acesso a educação para aqueles que estão impossibilitados de frequentar a escolar no ensino regular. O objetivo geral deste artigo é apresentar e discutir as etapas para a implantação e para o funcionamento da classe hospitalar. Agrega-se a esse propósito, avaliar a relevância da atuação do pedagogo na classe hospitalar. Os resultados apontam que para implantar uma classe hospitalar é preciso executar os seguintes procedimentos: o estabelecimento de parcerias entre secretaria de saúde e educação; parceria entre as escolas e o hospital; adaptação do ambiente hospitalar; adaptação dos recursos didático-pedagógicos; coordenação da classe hospitalar, e por último os colaboradores que trabalharão na equipe de colaboradores que são o professor-coordenador ou o pedagogo hospitalar, o professor e os profissionais de apoio. Contudo, conhecer as condições para o desenvolvimento da educação, por meio da implantação da classe hospitalar, é proporcionar aprendizado à diversidade de alunos que estão em situações de vulnerabilidade na saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Mendes Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Assistente no Departamento de Educação na Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Ciências Ambientais pela UNIEVANGÉLICA, Especialista em Docência Universitária pela FAGO, Especialista em Educação Especial pelo ISEPRO, MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial pela ESAB, Licenciado em Filosofia pela PUC Goiás e Licenciado em Pedagogia pela UNINTER

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

BEZERRA, L. M. É possível implantar a classe hospitalar? O lugar do pedagogo no sistema de saúde. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 146–167, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.2880. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2880. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos