Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas

Autores

  • Thiago Luiz Santos de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ariany da Silva Bezerra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2862

Palavras-chave:

Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Luiz Santos de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com previsão de defesa da tese para o ano de 2018. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). É professor de História da Rede Estadual de Minas Gerais e de Cursos Preparatórios. Tem experiência nas áreas de História, Teoria do Currículo, Teoria Crítica, Teoria Pedagógica, Ensino de História, História da Educação, Formação Docente, Metodologia Científica, Teoria da História, Hermenêutica Objetiva, Filosofia da Educação e Estudos do Cotidiano e Infância em Educação. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância da PUC-MG.

Ariany da Silva Bezerra, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia (conclusão no 2º semestre de 2017) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Aprofundamento em Necessidades Especiais Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em andamento, com previsão de conclusão no 2º semestre de 2017.  Possui experiência na área de educação, com ênfase na educação para a infância. Atualmente é pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq) na PUC Minas - MG.

Downloads

Publicado

30/03/2019

Como Citar

OLIVEIRA, T. L. S. de; BEZERRA, A. da S. Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 4–20, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.2862. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2862. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos