Currículo, disciplinas escolares e conhecimento: natureza constitutiva e apropriações históricas

Thiago Luiz Santos de Oliveira, Ariany da Silva Bezerra

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa já concluída acerca das práticas curriculares e as disciplinas escolares. Objetiva-se demonstrar que a relação entre o conhecimento científico e as disciplinas escolares se constitui como uma evidência histórica. O currículo enquanto construção histórica se fundamenta nos paradigmas científicos de uma época e no constructo das relações culturais, econômicas e políticas de uma sociedade. Buscou-se explicitar que as disciplinas escolares estabelecidas são produzidas historicamente e o conhecimento veiculado por elas denotam aspectos referentes às dinâmicas do poder e da ciência.

 


Palavras-chave


Currículo. Disciplinas Escolares. Conhecimento Científico. Epistemologia. História do Currículo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2862



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.