As ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadania

Autores

  • Valdeci Reis Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda Silva Lino Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2858

Palavras-chave:

Cultura digital. Redes. Ética.

Resumo

Este artigo utiliza algumas metáforas representadas na série britânica ‘Black Mirror’ como pano de fundo para problematizar os desafios que a sociedade hiperconectada está demandando para a educação. Recorrendo a estudos recentes que se debruçaram a analisar as contradições da cultura digital: vigilância na web, comunicação ubíqua, discursos de ódio amplificados nas redes; apostamos que a sala de aula é um espaço privilegiado para instigar os jovens nascidos na era digital a refletirem a dimensão ética e estética da internet. Nosso pressuposto é que a educação, independentemente do nível, precisa problematizar com os seus educandos o complexo labirinto que se tornou as redes digitais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdeci Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pedagogo, Especialista em Orientação Educacional, Mestre em Educação, Doutorando em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Produtor e Editor do Programa Educação em Debate (Emissora 98,3 Campeche FM - Florianópolis). Presidente da Comissão de Ética do IFSC, Membro do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCOMFLORIPA (UDESC), atuando principalmente nos temas: Educomunicação, Mídia Alternativa, Juventude, Ciberespaço, Cultura Digital. Tem experiência na área Educacional, com ênfase em Educação Tecnológica; Educação e Trabalho; e Mídias em Educação,

Fernanda Silva Lino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela UDESC. Professora da Rede Municipal de Florianópolis

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Comunicação pela USP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC

Downloads

Publicado

04/09/2018

Como Citar

REIS, V.; LINO, F. S.; SARTORI, A. S. As ambivalências da cultura digital e os desafios da educação para a cidadania. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 180–196, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2858. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2858. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos