O Programa Mais Educação: uma proposta burguesa de educação integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2839

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, reforma da educação, tempo Integral, educação integral.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar historicamente a construção das propostas de educação integral e analisar as respectivas matrizes do Programa Mais Educação. Para tanto, retomamos brevemente as origens das concepções de educação integral no Brasil e suas vinculações com o movimento anarquista. Posteriormente, discutimos as propostas liberais e, em seguida, o Programa Mais Educação com seus limites e inconsistências do discurso eclético. Trata-se de uma análise documental e bibliográfica fundamentada em trabalhos como Castro e Faria (2002), Duarte (2010), Miranda e Santos (2012), Saviani (2003), Teixeira (1959), entre outros. O artigo aponta para os limites das propostas em curso que incorporam ações marcadas pela descontinuidade com destaque para a redução da responsabilidade do Estado diante da educação básica.

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá.

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Depto. de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação. Participa do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação - UFSC/CNPq e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá)

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Publicado

04/06/2018

Como Citar

DE OLIVEIRA GOMES, M. A. O Programa Mais Educação: uma proposta burguesa de educação integral. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 131–148, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2839. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2839. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos