Iniciação à docência em escola da rede pública em Porto Velho-RO

Autores

  • Fernanda Silveira Pereira da Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR).
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2835

Palavras-chave:

Arborização escolar. Prática docente. Projeto pedagógico.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar e refletir a respeito das atividades desenvolvidas do projeto “Minha Planta, Minha Escola” para contribuir com a comunidade escolar, visando uma nova forma de trabalhar a Educação Ambiental com alunos e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia em Porto Velho-RO. Trabalhou-se com a pesquisa-ação colaborativa, sendo um método escolhido pelo PIBID de Ciências Biológicas da UNIR para a iniciação à docência de seus alunos a fim de investigar as ações que são realizadas no âmbito ambiental. Os alunos tiveram que confeccionar portfólios com informações acerca de espécies vegetais plantadas na escola bem como relatar o monitoramento das mudas por meio de registros de dados escritos e visuais que foram apresentados para toda escola. Verificou-se que o projeto foi um grande sucesso pela participação ativa dos alunos em cada etapa desenvolvida sendo uma importante construção de saberes de forma diferenciada ao ensino tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Silveira Pereira da Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Rondônia.

Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR).

Docente do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Rondônia.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Professor doutor do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM.

Downloads

Publicado

10/05/2019

Como Citar

SILVA, F. S. P. da; MARTINES, E. A. L. de M.; LIMA, R. A. Iniciação à docência em escola da rede pública em Porto Velho-RO. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 69–82, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.2835. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2835. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos