Iniciação à docência em escola da rede pública em Porto Velho-RO

Fernanda Silveira Pereira da Silva, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Renato Abreu Lima

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar e refletir a respeito das atividades desenvolvidas do projeto “Minha Planta, Minha Escola” para contribuir com a comunidade escolar, visando uma nova forma de trabalhar a Educação Ambiental com alunos e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia em Porto Velho-RO. Trabalhou-se com a pesquisa-ação colaborativa, sendo um método escolhido pelo PIBID de Ciências Biológicas da UNIR para a iniciação à docência de seus alunos a fim de investigar as ações que são realizadas no âmbito ambiental. Os alunos tiveram que confeccionar portfólios com informações acerca de espécies vegetais plantadas na escola bem como relatar o monitoramento das mudas por meio de registros de dados escritos e visuais que foram apresentados para toda escola. Verificou-se que o projeto foi um grande sucesso pela participação ativa dos alunos em cada etapa desenvolvida sendo uma importante construção de saberes de forma diferenciada ao ensino tradicional.


Palavras-chave


Arborização escolar. Prática docente. Projeto pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2835



Direitos autorais 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação



Revista EDUCA     |     e-ISSN 2359-2087     |     DOI https://doi.org/10.26568

A Revista Educa é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto.

Educa Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Educa es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.