A contribuição do feedback no processo de avaliação formativa

Autores

  • Cremilde Mendes dos Santos Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)
  • Renata Fischer da Silveira Kroeff Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2776

Palavras-chave:

Avaliação Formativa. Educação Continuada na Saúde.

Resumo

Os mais recentes estudos sobre avaliação formativa mostram que o uso do feedback efetivo nesta modalidade avaliativa funciona como uma estratégia eficiente de motivação e regulação da aprendizagem, conduzindo à autonomia e ao desenvolvimento de competências por parte do aluno. A proposta deste trabalho é investigar a importância do feedback na avaliação de um modo geral e também a sua aplicação no âmbito da Educação Continuada em Saúde. Para isso, foi utilizada como estratégia metodológica uma Revisão Narrativa da Literatura, buscando por publicações que abordassem o tema feedback no contexto da avaliação formativa. Foram selecionados, oito estudos pertinentes à temática escolhida. Apresentamos uma análise das definições e estratégias de feedback avaliativo encontrados e discutimos suas possíveis contribuições para a Educação Continuada na Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Fischer da Silveira Kroeff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

Downloads

Publicado

04/09/2018

Como Citar

MENDES DOS SANTOS, C.; FISCHER DA SILVEIRA KROEFF, R. A contribuição do feedback no processo de avaliação formativa. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 20–39, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2776. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2776. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos