Interações discursivas em uma aula de ensino superior de química: uma atividade de aprendizagem envolvendo caso investigativo

Autores

  • Lôany Gonçalves da Silva Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latina-Americana

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2728

Palavras-chave:

Estratégias enunciativas. Caso investigativo. Debate íntimo. Linguagem.

Resumo

Este trabalho apresenta uma atividade planejada a partir de um caso investigativo na vertente do debate íntimo com o objetivo de identificar e caracterizar as interações discursivas entre os estudantes e revelar a apropriação conceitual por meio dos enunciados produzidos. Participaram dessa atividade seis estudantes do curso de Química Ambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi. A coleta dos dados foi feita pela gravação do debate, que posteriormente foi transcrito na íntegra para a análise das interações discursivas e operações epistêmicas. Durante a análise, observou-se um padrão de interação entre os estudantes do tipo Iniciação – (Diversas) Respostas – Síntese Final, que se diferem dos demais trabalhos da literatura em função da forma que os estudantes conduzem o debate. Os enunciados produzidos pelos estudantes transitam entre o nível de experiências e o nível de modelos e teorias, evidenciando como se dá a aprendizagem. Tais resultados possibilitam a compreensão de como surgem os enunciados dos estudantes e permitem ao professor avaliar a apropriação conceitual sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/06/2018

Como Citar

DA SILVA, L. G.; FRANCISCO, W. Interações discursivas em uma aula de ensino superior de química: uma atividade de aprendizagem envolvendo caso investigativo. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 112–130, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2728. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2728. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos