Interações discursivas em uma aula de ensino superior de química: uma atividade de aprendizagem envolvendo caso investigativo

Lôany Gonçalves da Silva, Welington Francisco

Resumo


Este trabalho apresenta uma atividade planejada a partir de um caso investigativo na vertente do debate íntimo com o objetivo de identificar e caracterizar as interações discursivas entre os estudantes e revelar a apropriação conceitual por meio dos enunciados produzidos. Participaram dessa atividade seis estudantes do curso de Química Ambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi. A coleta dos dados foi feita pela gravação do debate, que posteriormente foi transcrito na íntegra para a análise das interações discursivas e operações epistêmicas. Durante a análise, observou-se um padrão de interação entre os estudantes do tipo Iniciação – (Diversas) Respostas – Síntese Final, que se diferem dos demais trabalhos da literatura em função da forma que os estudantes conduzem o debate. Os enunciados produzidos pelos estudantes transitam entre o nível de experiências e o nível de modelos e teorias, evidenciando como se dá a aprendizagem. Tais resultados possibilitam a compreensão de como surgem os enunciados dos estudantes e permitem ao professor avaliar a apropriação conceitual sobre o assunto.

Palavras-chave


Estratégias enunciativas. Caso investigativo. Debate íntimo. Linguagem.

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DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2728



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