Ensinando botânica por meio da confecção de sabonetes de plantas medicinais

Autores

  • Alcilene Bezerra FACULDADE DE RONDÔNIA.
  • Dryelle Vieira Rodrigues CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS
  • Felipe Sant' Anna Cavalcante Centro Universitário São Lucas
  • Patrícia Guedes Nogueira Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2719

Palavras-chave:

Recursos naturais.Botânica.Medicinal.

Resumo

As plantas medicinais são utilizadas desde os primórdios da humanidade. Os sabonetes vegetais possuem um maior benefício para a saúde humana e para o meio ambiente, visto que o teor químico da composição dos mesmos é relativamente menor, quando comparado ao sabonete comercial. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo confeccionar sabonetes utilizando essências de plantas medicinais da Região Amazônica associando assim com o conhecimento em Botânica. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de tempo integral no município de Porto Velho-RO com 120 alunos do ensino médio. As essências de banana, açaí, cupuaçu e buriti foram obtidas comercialmente em Porto Velho-RO. Na escola, aplicou-se um pré e um questionário com a finalidade de levantar informações dos alunos sobre a botânica no cotidiano. Em seguida, realizou-se uma apresentação oral utilizando recursos multimídia para execução do trabalho e posteriormente, uma aula prática dentro da sala de aula utilizando materiais como: glicerina, essências, corante natural, forno e formas de silicone. Verificou-se que os alunos compreenderam de forma contextualizada a importância das plantas medicinais e sua relação com o ensino de Botânica passando a identificar que os vegetais fazem parte da vida cotidiana apresentando assim importância na área da pesquisa científica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcilene Bezerra, FACULDADE DE RONDÔNIA.

Bióloga, Licenciatura e Bacheraldo pelo Centro Universitário São Lucas. Pós-Graduação em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental.

Dryelle Vieira Rodrigues, CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

Bióloga, Licenciatura e Bacheraldo pelo Centro Universitário São Lucas. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior.

Felipe Sant' Anna Cavalcante, Centro Universitário São Lucas

Graduação em Ciências Biológicas. Especialização em Metodologia do Ensino Superior.

Patrícia Guedes Nogueira, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

Graduação em Ciências Biológicas. Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Professor doutor do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM.

Downloads

Publicado

04/09/2018

Como Citar

BEZERRA, A.; RODRIGUES, D. V.; CAVALCANTE, F. S. A.; NOGUEIRA, P. G.; LIMA, R. A. Ensinando botânica por meio da confecção de sabonetes de plantas medicinais. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 147–158, 2018. DOI: 10.26568/2359-2087.2018.2719. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2719. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos