Concepção da Educação Ambiental Na Escola Pública, Em Atalaia do Norte-AM

Autores

  • Bárbara Gabriela Lima Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
  • Tales Vinicius Marinho de Araújo SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS.
  • João Paulo Montalvão Silva SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS.
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2019.2718

Palavras-chave:

Meio Ambiente. Diagnóstico. Educação básica.

Resumo

É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente. Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, é importante que se trabalhe a Educação Ambiental dentro da escola. Com isso, o presente trabalho objetivou conhecer as concepções de alunos da Educação Básica de uma escola pública acerca da Educação Ambiental e suas vertentes pertencentes. Foram selecionadas oito turmas que foram subdivididas em quatro turmas do ensino Fundamental e quatro turmas do ensino Médio. Cada turma foi representada por 20 alunos selecionados de maneira aleatória, totalizando 160 alunos e quatro professores que foram participantes da pesquisa. O trabalho se deu por meio da aplicação de entrevistas/questionários semiestruturados destinados a alunos e professores, e da análise das propostas curriculares para a abordagem da educação ambiental na escola. Foi possível diagnosticar que apesar da faixa etária dos alunos, os mesmos detêm conceitos e definições fragmentadas quanto ao tema. A escola aborda de maneira e em momentos isolados a educação ambiental, de modo que se considera que deve ser realizado um trabalho periódico e contínuo. Desta forma, é necessária uma abordagem contínua do tema nas escolas públicas, possibilitando de forma contextualizada a construção de conhecimento e de alunos compromissados com o meio ambiente natural.

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Biografia do Autor

Bárbara Gabriela Lima Pinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

Departamento de Ciências e Química, Instituto de Natureza e Cultura.

Tales Vinicius Marinho de Araújo, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS.

Graduado em Ciências: Biologia e Química, Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Professor de Ciências e Biologia da Secretaria do Estado do Amazonas.

João Paulo Montalvão Silva, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS.

Graduado em Ciências: Biologia e Química, Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior. Professor de Ciências e Biologia da Secretaria do Estado do Amazonas.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Professor doutor do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Natureza e Cultura da UFAM.

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Publicado

30/12/2019

Como Citar

PINTO, B. G. L.; ARAÚJO, T. V. M. de; SILVA, J. P. M.; LIMA, R. A. Concepção da Educação Ambiental Na Escola Pública, Em Atalaia do Norte-AM. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 69–85, 2019. DOI: 10.26568/2359-2087.2019.2718. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2718. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos